Bicho de Rua

Contrato de Adoção

Adotar um animal requer amor e consciência.

Se você está doando um animal, lembre-se que ele depende completamente de você para garantir que a adoção seja bem sucedida e que ele possa ter um lar seguro e uma família carinhosa.

O primeiro passo é conversar com o candidato a adotante. Veja se ele tem consciência de que um animal exige atenção e cuidados. Pergunte como ele resolverá problemas como viagens ou ocasiões em que o animal não poderá ficar sozinho em casa.

Se for um filhote, lembre ao candidato que nessa idade os animais são indisciplinados e pergunte como ele lidará com situações como móveis estragados ou pipis fora do lugar. Também verifique os planos para quando o filhote crescer.

No caso dos animais adultos, esclareça sobre os cuidados veterinários. Se ele for morar no pátio, verifique se existe um abrigo seguro e confortável. Também veja se existem outros animais na casa e se eles estão bem tratados.

Visto isso, sugira um período de experiência de uma ou duas semanas para ver se o animal e a família se adaptarão. Em caso positivo, comprometa o adotante com a assinatura de um contrato de adoção. Se possível ligue ou faça visitas para verificar se tudo está bem.

O Projeto Bicho de Rua incentiva a esterilização dos animais como forma de controle populacional. Por isso, sempre indique a esterilização do animal aos adotantes.

Saiba mais: A esterilização é boa para o animal, para o responsável e para a comunidade.

Lembre ainda, que o Projeto Bicho de Rua oferece esterilização a baixo custo para animais adotados, pelo período de até 6 meses após a doação. Veja se o adotante possui o perfil para a obtenção do benefício e preencha o formulário disponível no site.
                                                                                
Muito importante: não concretize a doação caso você sinta alguma insegurança. Confie na sua intuição. 

Os termos deste contrato são sugestões e devem ser adaptados de acordo com as características da adoção que você está tratando. Ele foi elaborado por um grupo de advogados envolvidos com a causa animal e tem por principal objetivo oferecer a você, ao animal e ao adotante amparo legal caso alguma coisa não saia conforme o esperado.

Tweetar