Bicho de Rua

Guarda Responsável

Leia o texto sobre guarda responsável e converse bastante com sua família antes de adotar um bicho de estimação.

Antes de adotar um animal, lembre-se de que ele passará a fazer parte de sua vida por muitos anos, independente das mudanças pelas quais você passe. Ele sempre dependerá de você para protegê-lo, alimentá-lo e cuidar de sua saúde. Como você, ele sente alegria e tristeza, dor, fome e frio. Como você ele sofre quando não recebe amor.

● O abandono nunca é uma opção
O abandono acontece quando a adoção é consequência de uma decisão impulsiva e gera muito sofrimento e dor aos animais. Por isso é importante saber que um cão ou gato será um compromisso diário, que pode durar entre 10 e 20 anos.

● Esteja preparado para as travessuras
Seus móveis, carpetes e tudo o que possa ser roído, rasgado ou molhado poderão ser alvos de travessuras. Para evitar surpresas desagradáveis, planeje o ambiente em que o animal ficará e especialmente no caso de cães, disponha de tempo para passeios e brincadeiras. Acima de tudo, mantenha sempre o bom humor.

● Os animais precisam de espaço
Dê ao animal um lar, não uma prisão. Ofereça acomodações seguras e compatíveis com a sua espécie e porte. Também não prenda seu amigo em correntes. Não o machuque, nunca bata nele, nem mesmo sob o pretexto de educá-lo.
 
● Ter animais gera custos financeiros
Eles precisam de ração de boa qualidade, cuidados com a higiene e saúde, visitas regulares ao veterinário para vacinação, desverminação, ou tratamento de eventuais doenças que possam surgir. O ambiente onde vive o animal também deverá ser limpo para evitar a proliferação de pulgas, carrapatos ou moscas.

● Esterilização é um ato de amor
Evite crias indesejadas e com futuro incerto esterilizando seu animal. Ele não perderá a sua personalidade, tampouco as capacidades existentes antes da esterilização como guarda, aptidão para exercícios, etc. Consulte um veterinário sobre o assunto.

Tweetar