Bicho de Rua

Samu para animais no RS

Samuvet já é realidade em Cachoeirinha. Em fevereiro, a Câmara de Vereadores apresentou proposta para criação na Capital

Envie por e-mail.

Digite seu nome:
 
Digite seu e-mail:

Envie para um amigo.

Digite seu nome:
 
Digite seu e-mail:


Digite o nome do seu amigo:
 
Digite o e-mail do seu amigo:

Samuvet já é realidade em Cachoeirinha. Em fevereiro, a Câmara de Vereadores apresentou proposta para criação na Capital

O projeto Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (Samuvet) – um dos primeiros do Brasil, foi apresentado pela prefeitura de Cachoeirinha em fevereiro. Desde o final de janeiro, o município realiza atendimentos a cães, gatos e cavalos de rua ou comunitários que tenham sofrido atropelamento ou maus-tratos.

A comunidade denuncia o ocorrido por telefone e a unidade móvel vai até o local, avalia o animal e o leva para uma clínica conveniada, onde é feito o atendimento, gratuito. Após, os animais recebem um chip e são encaminhados para feiras de adoção ou devolvidos para as comunidades. Ao todo, seis animais já foram atendidos, todos cachorros.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Fernando Medeiros, explica que a ideia do Samuvet, que integra Plano Municipal de Bem Estar Animal de Cachoeirinha, surgiu a partir de solicitações da comunidade:

– A causa animal está latente na sociedade, e o programa de castração do município se tornou insuficiente em relação as demandas que recebíamos.

O serviço custará ao município cerca de R$ 100 mil por ano. Além do Samuvet, o plano inclui serviços de castração gratuita, chipagem e programas educativos sobre bem estar animal nas escolas, entre outros. Cerca de 600 animais já foram castrados e chipados desde julho, quando começou o projeto.

SERVIÇO
A unidade móvel atende apenas ao município de Cachoeirinha. Denúncias podem ser feitas pelos números 3441-4312 e 3439-3287, em horário comercial, e 153, à noite e nos finais de semana.

NA CAPITAL, VEREADORES APROVAM O SAMU VETERINÁRIO

Em paralelo, também neste mês, foi aprovado na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto que prevê a criação de uma unidade móvel para socorrer animais.

A proposta do "Samu veterinário" é de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) e, segundo ele, tem como objetivo atender à população de baixa renda e animais com risco iminente de morte.

O vereador disse que a proposta tem base no Serviço de Emergência Veterinária (Samuvet), que atende cães, gatos e cavalos vítimas de acidentes em Florianópolis.

- São Paulo, Salvador e Recife também têm projetos semelhantes a serem implantados para socorro e atendimento emergencial, disse.

De acordo com o vereador, entidades de proteção a animais costumam denunciar casos de envenenamento, esfaqueamento e atropelamento de animais, que ficam sem qualquer atendimento. Para ele, a falta de uma iniciativa para tentar solucionar este problema configura maus tratos e abandono.

Fonte: Zero Hora e G1
Foto: Ronaldo Bernardi (Agência RBS)

 


Link Relacionado:

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/02/prefeitura-de-cachoeirinha-apresenta-samu-para-animais-4698271.html

Tweetar