Bicho de Rua

Tibirico, mais uma vítima da intolerância

Tibirico era um cãozinho comunitário, que vivia desde filhote no Instituto IFSUL de Camaquã/RS. No dia 4/07 foi envenenado, para a tristeza dos professores e alunos que cuidavam dele.

Envie por e-mail.

Digite seu nome:
 
Digite seu e-mail:

Envie para um amigo.

Digite seu nome:
 
Digite seu e-mail:


Digite o nome do seu amigo:
 
Digite o e-mail do seu amigo:

Tibirico era um cãozinho comunitário, que vivia desde filhote no Instituto IFSUL de Camaquã/RS. No dia 4/07 foi envenenado, para a tristeza dos professores e alunos que cuidavam dele.

CÃES COMUNITÁRIOS PREOCUPAM MORADORES CAMAQUÃ/RS

Não é de hoje que o problema dos cães comunitários em Camaquã vem preocupando os moradores. De um lado aqueles que são contra e pregam o recolhimento dos animais, de outro educadores, alunos e pais que defendem os bichos e entendem que a sua interação saudável com as crianças é pedagógica. O resultado é que a comunidade está, não apenas dividida, mas preocupada pois alguns cães estão sofrendo represálias. O Tibirico provavelmente tenha morrido devido a este acirramento de ânimos.

O QUE DIZ A LEI

Desde 2009 vigora no Rio Grande do Sul a Lei Nº 13.193/09, de autoria do deputado Carlos Gomes (PRB), que dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos de rua, proíbe a eutanásia e institui o cão comunitário, estabelecendo campanhas educacionais à população, além da identificação, adoção e esterilização dos animais conforme segue:

"§ 1º - O animal reconhecido como comunitário será esterilizado, identificado, registrado e devolvido à comunidade de origem, salvo nas situações já previstas na presente Lei.

CLIQUE AQUI PARA LER A INTEGRA DA LEI



Segundo a Protetora Ivana de Paula, da ARCA, a maioria destes animais está castrada. "Somente a nossa ONG esterilizou mais de 1.100 animais desde maio de 2013. Nós também recebemos 350 vacinas importadas da Wesp da Campanha Cinomose Aqui Não. A primeira preocupação foi vacinar os animais comunitários das escolas centrais. Este ano a maioria está imune a diversas doenças, inclusive raiva. A ARCA mantém os registros da vacinação que podem ser consultados a qualquer momento."

O CÃO DOCINHO, COMO ERA CHAMADO, FOI REMOVIDO DA ESCOLA ESTADUAL CONEGO LUIZ WALTER HAQUET

Recentemente, a Diretora da Escola Estadual Conego Luiz Walter Hanquet, Prof. Eneida Marques Florisbal, recebeu o ofício de número 018 da 12ª CRE pedindo a retirada dos cães da escola.

A Prof. Karen Pinto esclarece que a 12ª CRE recebeu a denúncia da Câmara de Vereadores, do Gabinete do Vereador Ilson Jacobsem Meirelles (PP), através do ofício 129.

Segundo o ofício, estes cães estariam invadindo o refeitório e já teriam mordido uma criança e uma professora. A 12ª CRE orientou a direção e solicitou providências.

"Que a entrada de animais em áreas de consumo de alimentos é vetada, todos sabem e está correto. O que não se entende é a retirada dos animais, muitos nascidos naquele ambiente, de forma truculenta e em frente às crianças. Existem muitos bichos que vivem em escolas, condomínios e praças em perfeita integração com os humanos."

Uma aluna, que prefere não se identificar, relata que a escola acionou a Secretaria do Meio Ambiente para a retirada dos cães, um deles chamado Docinho, muito manso e amigo das crianças. "Amarraram uma corda no pescoço dele e o arrastaram pelas escadas. Dava para ouvir o barulho dos ossos batendo. Quando cheguei perto, vi que ele estava com os olhos revirados e babava. Tentei pegá-lo, mas os funcionários não deixaram. Gritei que não precisavam tratá-lo assim, que eu poderia levá-lo até o carro, pois ele me conhecia. Mesmo assim, não permitiram e saíram arrastando nosso amigo, que chorava de dor e medo. Chorei junto, muitos alunos que viam a cena ficaram chocados também."

A Diretora da escola, Prof. Eneida, explica: "diante da solicitação de providências enviada pela 12ª CRE, e também por decisão do Conselho Escolar que definiu que não queria animais nas dependências da escola, nós acionamos o órgão competente. Os alunos ficaram nervosos, pois gostam dos cães. É preciso entender que a escola não é contra os animais de rua, mas precisamos proteger as crianças, pois não sabemos a procedência deles."

Mas a escola soube transformar este fato em uma aula de cidadania. A Prof. Eneida conta: "professores e alunos uniram-se para criar uma campanha de conscientização contra o abandono de animais e os maus tratos."

Segundo a Veterinária do Canil Municipal, o cão Docinho foi esterilizado, vacinado e encaminhado para adoção logo depois. "Ele foi acolhido por uma família que já tinha uma fêmea adotada aqui. O processo de adoção seguiu todos os procedimentos que visam o bem estar animal, inclusive com assinatura do tutor de um termo de responsabilidade."

TIBITICO, O CÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Tibirico era tão amado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Camaquã que até página no Face Book tinha. Tibirico vivia com outros três amigos caninos. Um foi adotado e restam dois que são cuidados pelos alunos e professores.

Por volta das 5h da manhã do dia 04/07, segundo relato dos seguranças, Tibirico apareceu se retorcendo de dor, deitou no gramado em sofrimento por mais de uma hora e meia. As 6h30 veio a falecer, provavelmente por envenenamento. Segundo a Prof. Natali, "Tibirico foi um dos vários cachorros do IF, era o mais brincalhão e mais querido por todos. Peço que os alunos ajudem a cuidar os outros cachorros que ficaram, pois estão correndo o mesmo risco."

E Natali nos conta mais sobre a vida e estripulias do Tibirico. "Apesar de várias pessoas serem contrárias a sua presença na escola, no tempo que por lá esteve, brincou com todos, aprontou bastante como todo filhote, fez várias rondas com os guardas e particularmente alegrou vários dos meus dias cinzentos, sujando as minhas roupas com suas patinhas e seus olhos remelentos, me esperando na porta dos prédios para pedir ração ou simplesmente me acompanhando até o carro. Não sou religiosa, mas espero que São Francisco de Assis o receba de braços abertos e que ele tenha tudo que não teve por aqui."

DEIXE UMA MENSAGEM DE SOLIDARIEDADE NA PÁGINA DO TIBIRICO.

O Projeto Bicho de Rua, continuará atento a este caso ocorrido na cidade de Camaquã, esperando ter as melhores notícias para descansar os corações dos amigos dos animais.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO COM A PROTETORA IVANA DE PAULA.
Pedidos de informação ou denúncias de maus tratos podem ser encaminhadas para ivanadepaula@ibest.com.br. É importante que, em caso de denúncia, esta seja apresentada com provas, preferencialmente imagens ou vídeos. Será mantido o sigilo.

Nota: tentamos contato com o Vereador Ilson Jacobsem Meirelles através de e-mail e pelo Face book para sabermos os motivos da denúncia, mas até o dia de hoje (21/07) não tivemos retorno.

 


Link Relacionado:

https://www.facebook.com/tibirico.cao

Tweetar