Bicho de Rua

Coelhos e pequenos roedores

Coelhos e pequenos roedores - como hamster, porquinho-da-índia, gerbil, camundongo e rato branco - são cada vez mais encontrados como animais de estimação.

Envie por e-mail.

Digite seu nome:
 
Digite seu e-mail:

Envie para um amigo.

Digite seu nome:
 
Digite seu e-mail:


Digite o nome do seu amigo:
 
Digite o e-mail do seu amigo:

Coelhos e pequenos roedores - como hamster, porquinho-da-índia, gerbil, camundongo e rato branco - são cada vez mais encontrados como animais de estimação.

Coelhos e pequenos roedores - como hamster, porquinho-da-índia, gerbil, camundongo e rato branco - são cada vez mais encontrados como animais de estimação. Fato justificável, pois estes costumam dar poucos problemas a seus donos, além de serem ótimos companheiros e de baixo custo de manutenção quando comparados a outros animais domésticos.

Como a grande maioria destes animais passa a vida inteira dentro de gaiolas ou similares, estas devem ser bastante espaçosas, limpas, com brinquedos e precisam ser mantidas longe de correntes de ar e luz solar direta (animais de hábitos noturnos).

Estes pequenos companheiros podem ser adquiridos em lojas de animais, de criadores ou até em laboratórios de pesquisas. No entanto, sempre procure evitar adquirir animais mantidos em condições precárias de higiene ou em lojas com excesso de animais na mesma gaiola.

Coelhos e roedores possuem dentes adaptados para roer e triturar os alimentos. Estes crescem continuamente. Por isso, eles precisam roer, a fim de desgastar os dentes, quando isso não ocorre pode ocasionar um mau fechamento da arcada dentária, o que pode resultar em dificuldade de se alimentar, que é possível ser corrigida por um médico veterinário.

Cada espécie apresenta um hábito alimentar peculiar, por isso é muito importante conhecê-lo para não ocasionar deficiências nutricionais. Alguns se alimentam apenas de vegetais, outros de vegetais e de produtos de origem animal. Além da alimentação correta, é muito importante que estes tenham acesso a água limpa, sendo que bebedouros são mais apropriados do que potes.

Dra. Bárbara Stenzel
CRMV-RS 8434
Focinhos Pet Shop

 

Tweetar