Bicho de Rua

Proteja os animais dos fogos de artifício

Fogos de artifício são belos só para os humanos. Nos animais eles causam medo e sofrimento. Ajude a combater essa prática.

Envie por e-mail.

Digite seu nome:
 
Digite seu e-mail:

Envie para um amigo.

Digite seu nome:
 
Digite seu e-mail:


Digite o nome do seu amigo:
 
Digite o e-mail do seu amigo:

Fogos de artifício são belos só para os humanos. Nos animais eles causam medo e sofrimento. Ajude a combater essa prática.

A audição dos animais é muito mais sensível do que a humana. A cada evento comemorativo com fogos, milhares de animais da fauna silvestre morrem de puro medo nos parques ou sofrem alterações no seu ciclo reprodutor. Os cães latem em desespero e os gatos escondem-se em lugares minúsculos. Muitos fogem pelas ruas e provocam acidentes. Há os que, devido ao trauma, chegam até ao suicídio.

Compare a audição humana com a dos animais

ESPÉCIE >>>>> Mínimo (Hz) >>>>> Máximo (Hz)
Ser humano >>>>>>> 20Hz >>>>>>> 20.000Hz
Pássaro >>>>>>>>> 100Hz >>>>>>> 15.000Hz
Gato >>>>>>>>>>>> 30Hz >>>>>>> 45.000Hz
Cachorro >>>>>>>>> 20Hz >>>>>>> 30.000Hz
Cavalo >>>>>>>>>>> - >>>>>>>>> 20.000Hz

O que fazer



- Se o seu animal de estimação for muito agitado, o melhor é conversar com o veterinário e sedá-lo.
- Evite acorrentar os cães, pois eles poderão se enforcar.
- Acomode seu bicho de estimação em um cômodo tranqüilo e seguro. Feche as portas e janelas e deixe apenas uma luz suave.
- Evite deixar muitos cães juntos pois, excitados pelo barulho, eles podem brigar até à morte.
- Ofereça alimentação leve e muita água fresca. O distúrbios estomacais provocados pelo pânico podem levar à morte.
- Identifique seus animais com placas na coleira, para o caso de fuga.
- Se possível estenda cobertores nas janelas e no chão, para abafar o som.
- Deixe o guarda-roupas aberto, mas prepare-se porque o medo pode fazê-los urinar.
- Um pouco antes do evento, leve seu animal para perto da TV ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume, de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto. Assim, ele não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.
- Cubra as gaiolas dos pássaros.

Os florais de Bach podem ajudar
Os florais funcionam muito bem para cães, aves, gatos e cavalos. Consulte um profissional da área para que ele indique a fórmula adequada para seu animal.

Aromaterapia: óleo essencial de manjerona
Coloque 5 gotas em 100 ml de álcool num borrifador e borrife os cômodos da casa (cuidado com o chão e móveis) 3 vezes ao dia, no dia da festa. Além disso, você pode pingar 2 gotinhas na caminha do animal à tardinha.

No horário do foguetório, coloque 2 gotinhas na caminha do animal ou onde ele fica - no caso de aves, passar um pano no fundo da gaiola com o óleo e o álcool. Para animais maiores pingar 5 gotinhas na baia.

Se você não encontrar o óleo essencial de manjerona, pode usar o óleo essencial de lavanda francesa com as mesmas indicações.

IMPORTANTE: procure uma boa loja de produtos naturais, ou farmácia de manipulação ou farmácia homeopática e compre óleos essenciais naturais. Os sintéticos, além de não provocarem o efeito desejado, ainda podem causar alergias respiratórias.

E os outros animais?
Não temos como proteger diretamente os animais dos parques, abandonados nas ruas ou em outras áreas da ignorância humana. Mas podemos avisar os amigos e enviar alertas sobre o problema ao poder público.

Em diversos países os fogos só podem ser lançados em áreas específicas. Escreva para sua prefeitura e vereadores solicitando que na sua cidade também seja assim.

Peça para os professores falarem sobre a audição dos animais nas aulas de ciência e meio ambiente.

Envie o link desse artigo ao maior número de pessoas que têm animais, para ajudá-las a entender o perigo e proteger seus bichos de estimação.

Lembre-se, nossa maior arma contra o mau uso dos fogos de artifício é a informação.

 


Link Relacionado:

http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/752855-caes-medrosos-fazem-terapia-para-enfrentar-fogos-de-artificio-em-jogos.shtml

Tweetar